domingo, 15 de agosto de 2010

CINEMA NA ROÇA DESEMBARCA NO POVOADO RIO DA VACA, E LEVA PARA A POPULAÇÃO LOCAL O MENINO DA PORTEIRA

Numa parceria do Programa Agro Amigo do Banco do Nordeste, site Lagartense.com.br, Departamento de Cultura de Lagarto e a ALGA, através do projeto Na Também se Faz Cultura e Cidadania, a população do Povoado Rio da Vaca teve acesso ao Cinema na Roça, com o filme Menino da Porteira, onde mais uma vez o boneco do Super Agro foi uma atração a parte.
Além do Cinema, tivemos a oportunidade de levar para a população local, informações sobre o Programa Agro Amigo do Banco do Nordeste, e estreitar a relação do Banco com seus clientes locais, isso com o objetivo de gerar desenvolvimento para essas localidades, informa Nathaly Menezes Coordenadora do programa em Lagarto.
Para Enoque Araújo Diretor do Departamento de Cultura de Lagarto, mais uma vez o Departamento cumpriu com o seu objetivo, que é o de levar a Cultura a lugares onde a população não tem acesso.
Para Bizan Velô, coordenador do Projeto, essas parcerias intersetoriais só vêem a cimentar os objetivos do Cinema na Roça, que é de fomentar o interesse pelas manifestações da cultura popular, e o cinema é um instrumento de inclusão neste aspecto.












































quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PREMIO CULTURAS POPULARES EDIÇÃO 2009 – MESTRA DONA ISABEL CONTEMPLA ONG DE LAGARTO


O Ministério da Cultura publicou no diário oficial da união, desta quarta feira dia 04 de agosto, seção 3 páginas de 18 a 20, a homologação final do concurso Premio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Isabel – Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha. Dos 88 grupos premiados pelo Brasil, sete do Estado de Sergipe, e apenas um de Lagarto.
EM sua terceira edição, o Premio Cultura Populares vem a valorizar o que temos de mais precioso, a nossa cultura de raiz; para o presidente da ALGA Bizan Velô, “este prêmio vem a consolidar uma parceria que tem dado certo, com a Escola Municipal Dr. Anibal Freire e com o Departamento de Cultura de Lagarto”.
Com este Prêmio, vamos poder aparelhar a gira de xangô de dois povoados, Açu Velho e Luiz Freire, contribuindo desta forma para a difusão dessa manifestação da Cultura Popular, que é um legado das comunidades quilombolas de nossa região; finaliza.
Para o Diretor do Departamento de Cultura, Enoque Araújo, a premiação foi merecida, e vem a mostrar que Lagarto continua sendo um celeiro de Cultura; “essa é a função de nosso Departamento, identificar e dar apoio a todos os grupos que fazem Cultura em Nosso Município.
Para a Diretora da Escola Municipal Dr. Aníbal Freire, Profª Edna Almeida, as comunidades dos dois povoados, poderão ser beneficiadas com as ações de valorização das Rodas de Samba e da Gira de Xangô, que são manifestações de uma cultura que hoje é pouco visualizada, mas que historicamente fazem parte da nossa raiz.
Parabéns a Lagarto por mais esse prêmio.