segunda-feira, 11 de outubro de 2010

POVOADO LUIZ FREIRE RECEBE JORNALISTA DO MINISTERIO DA CULTURA NUMA APRESENTAÇÃO EXCLUSIVA DO CINEMA NA ROÇA

Nesta sexta feira 08 de outubro, o povoado Luiz Freire recebeu a caravana do Cinema na Roça, numa apresentação exclusiva para a jornalista Vera Rotta e o fotógrafo Paulino, contratados pelo Ministério da Cultura para visitar os projetos do Programa Mais Cultura para o Semi Árido brasileiro.
Presentes, o Site www.lagartense.com.br , a equipe do cinema na Roça, o coordenador do Projeto Anderson Rangel e a comunidade do povoado, que pode assistir ao filme o Menino da Porteira.
Para o Coordenador Geral e Idealizador do projeto o Ativista em Direitos Humanos Bizan Velô, o que chama atenção nesta ação é justamente o alcance das atividades e as parcerias intersetoriais, sem as quais não teríamos o mesmo resultado. Neste Sentido vale a pena agradecer ao Programa Agro Amigo do BNB, ao site Lagartense.com.br, ao Departamento de Cultura de Lagarto, a Infomaster Informática, a Idéia Comunicação Visual, ao Studio Cícero Gravações e a Escola Municipal Dr. Aníbal Freire, que são parceiros sensíveis à Cultura do Município. Cabe menção aos lideres comunitários e populares que em cada localidade recebem a equipe do cinema na roça, fornecendo inclusive a janta para nós que chegamos em cada localidade às 16hs e saímos às 22hs; neste sentido agradecemos ao Sr. João Manoel da Cruz, que gentilmente ofereceu sua residência para que a equipe do cinema e os nossos convidados pudessem jantar.
Com Solidariedade, criatividade e muito boa vontade, estamos conseguindo fazer a diferença e pontuar Lagarto no cenário da Cultura Nacional. Isso nos gratifica enquanto cidadãos e gestores de cultura; saber que ações como esta do Projeto na Roça Também se Faz Cultura e Cidadania chamam atenção por sua simplicidade e abrangência. Pois dos 38 projetos aprovados pelo Programa Mais Cultura no Estado de Sergipe, o Cinema na Roça mais uma vez foi escolhido para ser visitado, e isso nos deixa orgulhosos.
Acreditamos que utilizar o cinema como instrumento de inclusão social, pode sim levar a população a valorizar a cultura em todas as suas manifestações, desde o cordel, à culinária regional, que são objetos da cultura popular oriundos dessa gente simples e acolhedora.
































terça-feira, 5 de outubro de 2010

MINISTÉRIO DA CULTURA VISITA LAGARTO E ENTREVISTA A EQUIPE DO CINEMA NA ROÇA

À pedido do Ministério da Cultura, duas técnicas da Produtora Anima Cult, visitam Lagarto para entrevistar a equipe do cinema na roça; foi neste sábado 02 de outubro, véspera das eleições, que mais uma vez a Equipe do Cinema na Roça recebeu os Técnicos contratados pelo MINC para uma visita ao povoado Crioulo. Lá, elas entrevistaram a comunidade, e tiveram oportunidade de conhecer uma das muitas localidades atendidas pelo Projeto Na Roça Também se Faz Cultura e Cidadania.
Além da Comunidade local, entrevistaram dois dos nossos parceiros, o site www.lagartense.com.br e o Programa Agro Amigo do BNB, além do coordenador geral do projeto Bizan Velô.
Para nós é muito importante esta visita, pois só demonstra que o projeto está dando resultados, e conseguindo cumprir com seus objetivos de inclusão social nas localidades da zona rural do município e região. Além do mais, conseguimos demonstrar para os técnicos do MINC o quão importante é a parceria com o site Lagartense e o Programa Agro Amigo, para que possamos continuar com as ações do projeto.
Agora podemos nos preparar para a segunda etapa das ações, com a continuidade dos objetivos e ampliação das atividades, afim de podermos abranger outras localidades e fomentar nesta população o interesse pelas praticas culturais.