terça-feira, 30 de novembro de 2010

CINE SESI CULTURAL APORTA EM LAGARTO, E TRAZ À POPULAÇÃO A MAGIA DO CINEMA!


Fato comum, o projeto do Cine Sesi Cultural, que de forma itinerante, percorre as cidades do interior do Brasil, onde já não possui cinema. Em Sergipe , estes já visitaram cinco cidades, e ainda visitarão nove. Contudo faz-se mister narrar com a precisão imprecisa de um cidadão comum, o legado deixado pelo projeto em nosso município.
A palavra de ordem acredito, que pontuou a atuação da competente e simpática equipe de produção do Cine Sesi, capitaneada pela produtora e coordenadora do projeto Mary Lemos, foi a SOLIDARIEDADE! Solidariedade em nome do resgate cultural de uma arte que ainda significa muito, no tocante às memórias que temos da infância, juventude, um tempo onde a telona significava, tal qual o circo, a única diversão do povo nos inúmeros interiores pelo nosso Brasil afora.
Mas apesar de ter perdido sua única sala de exibição; Lagarto tem cinema sim... sábado a sábado, também de forma itinerante, o cinema na roça, se solidifica como um projeto, uma idéia, que deu certo, e leva pra população da zona rural, o encanto da sétima arte. E isso foi muito bem lembrado por Mary Lemos, em seu discurso de abertura!
Contudo, o Cine Sesi é urbano... é era de se imaginar, que com o advento do DVD, das TVs de Plasma e LCD, do Blue Ray, a população da sede do município, fosse dispensar pouca ou quase nenhuma importância a essa iniciativa poética do Serviço Social das Industrias. Ledo engano... o que vimos foi descortinar na praça do rosário, o desejo da população por ações que valorizem a cultura... Cinema também é cultura!
E as quase duas mil pessoas que apinharam a praça no domingo dia 28 de novembro, atestaram essa máxima, como uma forma de lembrar as administrações destes mesmos municípios, que apoiar a cultura não é gasto... é INVESTIMENTO!
Fato que ficou marcado nesta passagem por Lagarto, foi a ausência na abertura e nos dias que se seguiram dos secretários municipais, prestigiando e endossando a iniciativa do Sesi... Acredito em meu parco conhecimento, que mais importante que recepcionar os visitantes e a mega estrutura montada por estes, é ausentar-se e com isso, silenciar sobre a ausência de ações locais nesta área, para este mesmo publico.
Bonito de se ver, foi adultos, crianças, jovens, independente de classe ou condição social, dividindo o mesmo espaço, com olhos grudados na tela, como que hipnotizados pelo espetáculo de imagem e som. E acreditem, teve pipoca....
Emocionante para mim e acredito, para muitos, estar frente a frente com um projetor de 35mm, igual aqueles que se usavam nos cinemas antigamente...
Emocionante também a exibição durante os três dias, do curta de animação produzido em nosso município, por nossa gente, não deixando a dever a nenhuma outra produção do gênero; fruto de uma oficina que só aconteceu porque mais uma vez a solidariedade foi maior que a insensibilidade daqueles que olham a cultura apenas como uma “pasta” vazia, no meio da burocracia do serviço público. ( os instrumentos básicos para a realização da oficina foram emprestados por uma Organização da Sociedade Civil, depois da negativa do poder publico, nota: não lembraram este mesmo poder publico, de agradecer a colaboração).
Parabéns aos colaboradores ( voluntários) que ajudaram nos três dias a distribuição de pipoca para a galera atenta e fiel. Fato inusitado e digno de nota; no ultimo dia, onde a praça transbordava de gente, Mauricio ( Guarda Municipal) que levava seu filho para assistir a ERA DO GELO 3, deixou seu rebento com a Produtora do evento e foi por uma noite apenas, mais um pipoqueiro solidário; também Joedson Rangel ( Site Lagartense.com.br) que despindo-se do seu status de fotografo, pegou a bandeja e se tornou mais um pipoqueiro a servir a galera; lembrando também do companheiro Macros Aurélio, do departamento de Cultura, que foi mais um a desfilar com a bandeja de pipoca por entre as cadeiras à servir o povão.
Solidariedade pra não deixar a peteca cair! Essa foi a máxima!
Temos de agradecer ao site lagartense.com.br pela cobertura que deu ao evento, todas as noites, fotografando e filmando, afim de cobrir uma contrapartida básica que deveria ter sido do município, mas que infelizmente não foi cedida pelo gestor. Parabéns Laelson pela sua sensibilidade diante das necessidades do projeto!
Parabéns também ao abnegado Enoque Araújo, que cobriu de seu próprio “bolso” o custo das 200 cadeiras ( das 500 instaladas) que também cabiam ao município a titulo de contrapartida, mas que infelizmente não aconteceu.
Mas como já diz o ditado popular, “quem tem amigo não morre pagão”, não posso deixar de citar o apoio dado por Jackson Bomfim, que mesmo de férias, se juntou a equipe e ajudou na montagem e desmontagem do cenário, e com ele o poeta Cesar de Quitéria e outros tantos anônimos.
Da mesma forma cabe lembrar aos agentes da DTTU que colaboraram e muito no tocante ao transito em volta da praça, afim de garantir a tranqüilidade dos presentes.
Por isso, em respeito a todos que de alguma forma colaboraram para o sucesso deste evento, não podemos simplesmente empurrar a realidade para debaixo do tapete. Seria cinismo desnecessário!
O que ficou de lição, e acredito ser o mais importante, é saber que ainda precisamos evoluir enquanto município, nas ações e nas políticas públicas na área de cultura. Pois o Cine Sesi veio demonstrar que, mesmo com tanta insegurança e violência que volta e meia ronda nosso cotidiano, durante estes três dias, famílias inteiras foram as ruas, se divertiram, num clima de paz e de expectativas, andando pelo tapete vermelho que cortou a praça em diagonal, para se acomodarem naquele gigantesco cinema ao ar livre... Ações como estas não podem ser pontuais; precisam ser contínuas.
E para tanto, espero sinceramente, que da câmara municipal saia a iniciativa da formação do Conselho Municipal de Cultura, primeiro passo para que o município possa ter seu Programa Municipal de Cultura, e com isso sua lei de incentivo. Esta ação inclusive já está sendo feita por centenas de cidades Brasil afora, em consonância com o Plano Nacional de Cultura.
Até lá me pergunto, até quando as iniciativas na área de cultura em nosso município, serão realizadas sempre pelo terceiro setor? Está mais que na hora do primeiro setor tomar para si esta responsabilidade. Fica ai a reflexão.
E me permito então sonhar com nossa cidade, recebendo novamente uma sala de projeção, aberta ao publico, como mais uma opção de lazer...






















terça-feira, 16 de novembro de 2010

EQUIPE DO CINEMA NA ROÇA PARTICIPA DA OFICINA DE ANIMAÇÃO DO CINE SESI CULTURAL

Foi realizada no Município de Lagarto, entre os dias 08 a 12 de novembro, nas dependências do Departamento de Cultura, a Oficina de Animação promovida pelo Cine SESI Cultural.
Durante o curso, os alunos aprenderam como produzir e criar curtas de animação em “Stop Motion” utilizando diversas técnicas, cujo resultado poderá ser visto daqui a algumas semanas, quando da apresentação do Cine SESI em Lagarto.
20 vagas foram oferecidas para alunos das escolas publicas, e destas, 06 vagas foram oferecidas para equipe do Cinema na Roça, que foi capacitada nesta técnica, que possibilitará na replicação deste conhecimento nas oficinas da segunda etapa do projeto, que faz parte dos Microprojetos Culturais para o Semi Arido.