segunda-feira, 28 de março de 2011

DESCORTINA-SE O ARCO IRIS NOS CÉUS DO POVOADO PINDOBA, E O CINEMA NA ROÇA TRAZ PARA A COMUNIDADE CIDADANIA E CULTURA

O ultimo sábado, dia 26 de março ficará marcado na lembrança dos moradores da região do povoado Pindoba, pois a localidade foi escolhida para o inicio do projeto da Prefeitura Itinerante, que levou até a população serviços básicos nas áreas de saúde, ação social, educação, esporte e Cultura.
Chegando às imediações do povoado, a nossa equipe foi recepcionada com um belíssimo arco-íris, como que a predizer, tudo que seria vivido naquele dia... Intenso durante toda a manha, onde eram oferecidos aos nativos do lugar, inúmeros serviços e atividades afins; mas que começou realmente a acontecer, após as 14hs, quando apenas a equipe do cinema na roça permanecera, interagindo de forma surreal com a comunidade local.
Graças a colaboração do Studio Cícero Gravações, oferecemos às pessoas, a “radio recado”, onde os moradores, independente da faixa etária, pedia musicas oferecia a seus amigos, parentes e companheiros(as); durante mais de quatro horas a população local ouviu um repertório bastante diversificado, de MPB, ao Pop rock Internacional, passando pela musica regional, sertanejo e até baladas românticas da década de 70; tudo acompanhado de recados que iam de uma simples dedicatória até declarações rasgadas de amor...
Após as 18:30hs o Cordelista Enoque Araújo, brindou a todos com um cordel de nome “Vicença” que arrancou aplausos e risos da galera presente, para depois podermos exibir o filme Menino da Porteira, que emocionou os presentes e prendeu a atenção do pessoal até as 22:hs quando a equipe do cinema deixou a comunidade.
Nossos agradecimentos a comunidade da Pindoba, com especial atenção à Dona Glória, que nos recepcionou com muito zelo e carinho, típico dos moradores da zona rural. Pois é para esta parcela da população, que o Projeto na Roça Também se Faz Cultura e Cidadania, do qual o cinema na roça é carro chefe, oferece as suas atividades. E mais uma vez, agradecemos aos nossos parceiros intersetoriais: Departamento de Cultura de Lagarto, Secretaria Municipal de Administração, Studio Cícero Sonorização, Programa Agro Amigo do BNB e aos demais voluntários que seguraram junto conosco essa corrente, levando CULTURA a quem realmente precisa.

















































quinta-feira, 24 de março de 2011

SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM PROJETOS CULTURAIS




Realizou-se na Cidade de Tobias Barreto, nesta terça dia 22 de março, reunião com representantes das cinco cidades da Região Centro Sul, e a SECULT, para definir a formatação do curso de capacitação em projetos Culturais, que será realizado entre os dias 11 e 15 de abril, na cidade de Tobias.
Segundo o Secretário Adjunto da Cultura, Marcelo Rangel, o curso objetiva entre outras coisas, mobilizar os agentes culturais no estado, criando uma rede, afim de que Sergipe possa ter participação mais efetiva nos editais federais na área de cultura. Cada um dos 75 municipios sergipanos serão capacitados, divididos em 08 regiões distintas, além da Capital Aracaju, desta forma capacitando o maximo de artistas e produtores culturais do nosso estado. Cada capacitação terá um numero de vagas limitadas (25 em cada região) e para tanto a SECULT fará uma seleção, utilizando-se para isso de vários critérios técnicos.
As inscrições poderão ser feitas no Departamento de Cultura de Lagarto até o dia 02.04.2011, e o resultado da seleção dos inscritos será publicado pela SECULT até o dia 06 de abril.