segunda-feira, 25 de julho de 2011

A ALGA COMEMORA 60 APRESENTAÇÕES DO CINEMA NA ROÇA COM SEÇÃO ESPECIAL NO POVOADO LUIZ FREIRE

Um ano e meio de atividades do Projeto Na Roça Também se Faz Cultura e Cidadania, e 60 apresentações do Cinema na Roça, que atualmente atinge dois municípios do Centro Sul sergipano (Lagarto e Tobias Barreto), foi comemorado no Povoado Luiz Freire, numa seção especial, com a participação dos trabalhadores da Limpeza Pública de nosso município.
Numa parceria com a LOC, Lanchonete Ponto dos Coletivos, Hamburgaria Lagartense, Nova Casa Bela Material de Construção, Infomaster Informática, Idéia Comunicação Visual, Suly Artes e Secretaria de Obras do Município, a festa começou dias antes, com a limpeza da pracinha do povoado Luiz Freire, com os serviços de carpinagem e poda das arvores próximo ao campinho da localidade.
No sábado 23 de julho, os moradores do Luiz Freire receberam a caravana do Cinema, juntamente com os funcionários da LOC, que improvisaram no campinho um futebol de solteiros e casados. Com muita solidariedade e colaboração dos parceiros, além da seção de cinema, foram distribuídos para a comunidade local 300 cachorros quentes, mais de 300 saquinhos de pipoca, 60 litros de refrigerante, além da doação para a juventude local de 02 bolas de futebol de campo e um par de rede para a trave do campinho.
Desta forma, estamos conseguindo comemorar essas 60 apresentações, levando para a comunidade escolhida, a atividade lúdica do cinema, e o exercício singular da Cidadania, contribuindo para a inclusão social dessa população da nossa zona rural.
O Projeto Na Roça Também se Faz Cultura e Cidadania, foi contemplado com o Prêmio Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido em 2009, e selecionado pelo Prêmio Cultura e Saúde 2010 do Ministério da Cultura; além de ser o único projeto de Sergipe escolhido para a Publicação Pelo Ministério da Cultura Do Livro “... a Cultura nas Mãos” lançado em 2011.

























sábado, 16 de julho de 2011

POVOADO CAMPO PEQUENO EM TOBIAS RECEBE A CARAVANA DO CINEMA

Através da parceria entre as Lojas Bis e a Secretaria Municipal de Cultura de Tobias, neste sábado 18 de julho, a ALGA levou até o povoado Campo Pequeno em Tobias Barreto, a Caravana do Projeto Na Roça Também se Faz Cultura e Cidadania.
A equipe do Cinema na Roça chegou ao povoado às 16hs, e foi recepcionada por Dona Josete, que cedeu sua residência para abrigar a equipe do cinema, e torrar as pipocas para os mais de duzentos espectadores, que prestigiaram a seção do Cinema na Roça.
Nossos agradecimentos ao Agente Comunitário de Saúde Adriano, ao Representante da Secretaria de Cultura Fábio Ribeiro, ao representante das Lojas Bis, Leandro, que juntamente com a equipe da ALGA, organizaram o evento numa localidade simples e acolhedora.
Céu estrelado, pipoca quentinha, refrigerante geladinho, e a comunidade atenta, de frente ao telão, para assistir mais um filme do cinema nacional, na pracinha do povoado, em volta do gramado, onde entre aplausos e exclamações, fomos brindados com uma das mais tocantes recepções que o Cinema na Roça teve até então.
Mais uma vez, a Cultura utilizada como instrumento de inclusão social, nas comunidades da zona rural, essa é a meta do projeto Cinema na Roça. Parabéns Tobias!






















quarta-feira, 13 de julho de 2011

POVOADO CURRALINHO RECEBE A CARAVANA DO CINEMA, NUMA NOITE ALEGRE E DESCONTRAIDA

No ultimo sábado 09 de julho, a Caravana do Cinema desembarcou no povoado Curralinho, numa parceria feita com a Lanchonete Ponto dos Coletivos, Hamburgaria Lagartense, Casa Bela Material de Construção, Infomaster Informática, Nova Cidade AM e Cícero Studio, afim de levar a comunidade local, as atividades do Projeto Na Roça Também se Faz Cultura e Cidadania.
Apesar da noite fria e chuvosa, os moradores do Curralinho se fizeram presentes, e puderam desfrutar da magia do Cinema.
Nossos agradecimentos ao dono do estabelecimento onde foi montada a estrutura do Cinema, e a sua esposa, que recebeu a equipe com cortesia e carinho.
Pipoca e refrigerante foram distribuídos gratuitamente às mais de cem pessoas que compareceram a seção do Cinema na Roça, e que mais uma vez provaram que Cultura levada a população da zona rural promove a inclusão social, utilizando para isso da magia da sétima arte.
Parabéns ao Curralinho, nossos sinceros agradecimentos.